sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Esmiuçando uma música

Um bom exercício para quem pretende produzir uma resenha, seja de filmes, de livros ou de letras de músicas, é praticar inicialmente não com "o todo" e sim com pequenas partículas de seu objeto de estudo.

A atividade que propomos para as nossas jovens pensadoras era a de desmembrar uma música por completo, estrofe por estrofe, exercitando assim a sua capacidade de interpretação crítica e posteriormente de síntese, quando passasse a redigir o seu texto final. Seguem-se alguns exemplos bem sucedidos dessa produção textual:

Sucesso é nunca desistir (officina)
Eu sou do rock, eu curto funk
Dub, reggae e soul
Talvez daqui a um tempo eu diga o que sou
A mistura está no sangue
Não posso me enganar
Quem é preto, ruivo ou branco
Não vai negar, não vai negar
Carregamos características distintas no "sangue", por causa da mistura de povos que contribuiram para a nossa formação e isso reflete nos estilos musicais. Conhecer um pouco de cada estilo e não agir de foram intolerante contra aqueles que têm outros gostos, é saber conviver com diferenças.
Mete bronca, aumente o funk
Estremecendo o salão
Não dê mole, não se engane
O que vale é a diversão
O que importa é saber sempre aonde ir
Sucesso é nunca, é nunca desistir
Aproveitar a vida a seu modo, mas não esquecer dos objetivos que se tem para a tingir, tendo-os sempre em mente.
Tá tudo bem fazer, fazer o quê?
Tem que tentar para acontecer
Desenvolver o potencial que existe dentro de cada um, ser forte para não desistir diante de frustrações.
União, curtição, tem que ser da paz
Diga a que veio e do que você é capaz
Erga a cabeça, siga em frente com dignidade
Tenha respeito considerando a realidade
Nada é como parece, ache o lado positivo
Eu sei que as vezes só é preciso um incentivo
Por trás de uma fera tem que ter uma beleza
Não tenha dúvida só siga a sua natureza
Por mais que seja difícil, deve-se olhar para o lado positivo das coisas que não deram tão certo.*
Não tenho medo de nada não
Eu sei, eu conheço essa estrada
Não tenho medo de nada não
Eu sei, não me perco na encruzilhada
*Interpretação feita por ENEIDA LAÍS
___________________________________________
Me Deixa (O Rappa)Larararala, larararararara
Podem avisar, pode avisar
Invente uma doença que me
Deixe em casa pra sonhar
Pode avisar, podem avisar
Invente uma doença que me
Deixe em casa pra sonhar
Pude observar que na primeira estrofe, a pessoa que vive a história relatada na canção, pede que o deixem em casa, sozinho, para que possa pensar em uma nova história para a sua vida.
Com o novo enredo outro dia de folia
Com o novo enredo outro dia de folia
Eu ia explodir, eu ia explodir
Mas eles não vão ver os meus pedaços por aí
Eu ia explodir, eu ia explodir
Mas eles não vão ver os meus pedaços por aí
...essa pessoa estava tão atordoada com a sua vida de medos e de tristezas, que até dava a impressão que iria explodir, ma sporém, também deixa claro que ...não iria deixar transparecer o seu fracasso.
Me deixa que hoje eu to de
Bobeira, bobeira
Me deixa que hoje eu tô de
Bobeira, bobeira (refrão)
Larararala, larararararara
Hoje eu desafio o mundo
Sem sair da minha casa
Hoje eu sou um homem mais sincero
E mais justo comigo
Hoje eu desafio o mundo
Sem sair da minha casa
Hoje eu sou um homem mais sincero e
Mais justo comigo
... a contece uma reviravolta e a pessoa ... diz que não liga mais para os seus medos.
Podem os homens vir que
Não vão me abalar
Os cães farejam o medo,
Logo não vão me encontrar
Não se trata de coragem
Mas meus olhos estão distantes
Me camuflam na paisagem
Dando um tempo,
Pra cantar
...confirma o que foi dito anteriormente. E diz que ela ao deafiar seus próprios obstáculos se tornou mais sincero e justo consigo mesmo.
Refrão
Repetição da terceira estrofe (Hoje eu desafio o mundo...)
Podem os homens vir que
Não vão me abalar
Os cães farejam o medo,
Logo não vão me encontrar
Não se trata de coragem
Mas meus olhos estão distantes
Me camuflam na paisagem
Dando um tempo, tempo, tempo
Pra cantar
... o homem citado na canção se demonstra totalmente livre de seus medos e deixa claro que hoje nada mais o assusta, e que todo o tempo que era gastos com seus medos, agora são gastos com coisas mais proveitosas.*
Repete o refrão
*Interpretação feita por IARA FREIRE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...